Redação Portal IMPRENSA
Tão relevante quanto mensurar audiência e engajamento das notícias, a valorização do seu impacto social ainda é pouco explorada pelo jornalismo. Contudo, nesses tempos de hiperinformação e proliferação de conteúdos principalmente digitais, identificar e mostrar o real valor do que produz será um diferencial importante para recuperar a força da credibilidade da mídia junto ao público.

“Somos ótimos para determinar quem está lendo nosso conteúdo, quanto tempo as pessoas gastam com ele e como estão compartilhando. O que não fazemos bem é medir por que nosso conteúdo é importante”, disse Patrick Butler, vice-presidente do Centro Internacional para Jornalistas (da sigla em inglês ICFJ).
De acordo com ele, em 2019, a mídia noticiosa intensificará seus esforços para medir seu impacto na sociedade. “Estamos enfrentando uma crise sem precedentes na credibilidade da mídia. Uma maneira de recuperar a confiança de nossos públicos – e potenciais públicos – é mostrar a eles que o jornalismo desempenha um papel vital em melhorar suas vidas”, ressaltou.
Nos Estados Unidos, o Center for Investigative Reporting, a ProPublica e a Gannett foram algumas das empresas de mídia que, segundo Butler, priorizaram o acompanhamento desse impacto. No Brasil, a ferramenta Impacto.jor também tem permitido identificar quando uma matéria faz diferença para a sociedade.
“A exibição do impacto se tornará uma maneira essencial de reter e expandir o público para obter informações confiáveis e precisas”, completou Butler.