Vaticano comunica mudanças na agenda dos tribunais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

Comunicado  informa a suspensão, até o dia 3 de abril, de todas as atividades processuais em curso nos órgãos judiciais do Estado da Cidade do Vaticano

Da Redação Liliane Borges, com Boletim da Santa Sé

A Santa Sé comunicou, nesta quinta-feira, 19, mudanças na agenda dos Tribunais vaticanos devido as medidas adotadas pelo Estado na prevenção do Covid-19.

comunicado, assinado pelo Papa Francisco, informa a suspensão, até o dia 3 de abril, de todas as atividades processuais em curso nos órgãos judiciais do Estado da Cidade do Vaticano, bem como os  termos de vencimento e prescrição.

A disposição, segundo a nota oficial, não se aplica às atividades de investigação nem em relação aos procedimentos que precisam ser tratados por motivos de urgência, entre outras exceções.

A nota intitulada “Medidas extraordinárias e urgentes para combater a emergência epidemiológica do Covid-19 e conter os efeitos negativos sobre a condução da atividade judicial” entra em vigor nesta quinta-feira, 19.

Entre as medidas cautelares, está a limitação do acesso do usuário aos escritórios judiciais, garantindo somente o acesso de pessoas que devem realizar atividades urgentes no local. Além da limitação do horário de funcionamento dos escritórios judiciais.

O documento ressalta também que as audiências, realizadas em caráter de exceção, acontecerão a portas fechadas. Os funcionários do departamento administrativo e chancelaria irão trabalhar em turnos.