Velório de Diego Maradona começa na Casa Rosada na Argentina

Por G1

Velório do Maradona na Casa Rosada — Foto: Reprodução/GloboNews

O corpo de Diego Armando Maradona começou a ser velado por volta das 6h desta quinta-feira (26) na Casa Rosada, a sede do governo da Argentina. O início teve um pequeno tumulto quando os portões foram abertos, mas a situação logo foi controlada.

O público começou a entrar na sede do governo argentino aos poucos, e torcedores emocionados jogam flores sob o caixão, que está coberto com camisas da Argentina e do Boca Juniors.

Uma multidão saiu às ruas de Buenos Aires em plena pandemia para lamentar a morte do ídolo desde o final da noite desta quarta-feira (25) e lota a região a região central de Buenos Aires.

O governo do presidente Alberto Fernández declarou luto oficial de três dias, e estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas participem do funeral. Maior jogador da história da Argentina e lenda do futebol mundial, Maradona morreu aos 60 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória em casa.

Fãs de Maradona se reúnem à frente do palácio presidencial da Casa Rosada em Buenos Aires — Foto: Martin Villar/Reuters

O corpo de Maradona chegou à Casa Rosada por volta de 1h30. Sua mulher, Claudia, e seus filhos estão no local, e a cerimônia é realizada com a presença dos familiares.

O sepultamento será nos Jardins de Bella Vista, na mesma capela onde foi realizado o velório do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, que morreu há dez anos. A imprensa argentina diz que o caixão de Diego estará fechado.

A imprensa local diz que jogadores da seleção argentina de 1986, que ganharam a Copa do México junto com o craque argentino, também estão no palácio presidencial. Jornalistas de todo o mundo solicitaram credenciamento para participar do evento.

Após um início de tensão com a chegada do corpo de Diego, o clima ficou mais sereno na Plaza de Mayo. Torcedores não param de cantar em homenagem ao ídolo, e grande parte dos presentes não usa máscaras de proteção em plena pandemia.

A Argentina é o nono país com mais casos de Covid no mundo (quase 1,4 milhão) e e o décimo em número de mortes (37,7 mil).

Argentinos choram a morte de Diego Maradona em Buenos Aires — Foto: Natacha Pisarenko/AP