Clube de Imprensa

Vereadores de Ponta Porã participam de evento que contou com a presença de ministro


Os vereadores de Ponta Porã participaram nesta segunda-feira, 24 de julho, de um evento realizado no Distrito de Nova Itamarati que contou com a presença do Ministro do desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Na oportunidade, os parlamentares, juntamente como prefeito em exercício, Vereador Candinho Gabínio, entregaram ao ministro, o Título de Cidadão Pontaporanense. A Presidente da Casa de Leis, Kamila Alvarenga efetuou a entrega acompanhada pelos demais colegas.
Durante a visita ao Assentamento Itamarati, o ministro realizou a entrega de posses regularizadas, os chamados Contratos de Concessão de Uso – CCU, para os agricultores familiares e anunciou a liberação de recursos para aquisição de grandes quantidades de alimentos produzidos pelos agricultores familiares de todo o Brasil.
Em Ponta Porã, boa parte da produção da agricultura familiar é adquirida pelas escolas públicas, tanto estaduais quanto da Rede Municipal de Ensino. Os alimentos são aproveitados na elaboração da merenda escolar de mais de 20 mil alunos matriculados nas escolas das duas redes de ensino.
O ministro veio ao Mato Grosso do Sul e, na oportunidade, debateu o plano emergencial para retomada do processo de reforma agrária em todo o país. Outro ponto importante foi esclarecer o método que será utilizado pelo governo federal para recadastramento das famílias que aguardam áreas no Estado.
De acordo com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), o Estado possui cerca de 20 acampamentos que reivindicam a reforma agrária, com aproximadamente 4 mil famílias em barracos. Atualmente já são 192 assentamentos, onde moram 29,6 mil famílias.