Vice-Ministro da REDIEX e Diretor Executivo da DINAC visitam Ponta Porã para conhecer Projeto do Aeroporto Binacional

Ponta Porã receberá, no próximo dia 24, uma importante comitiva do Governo do Paraguai formada pelo Vice-Ministro da Rede de Investimentos e Exportações do Paraguai (REDIEX), Eduardo Gustale, e por um Diretor Executivo da DINAC (Direção Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai). A visita reforça o protagonismo da fronteira nas discussões sobre integração logística, desenvolvimento econômico e infraestrutura binacional.

A agenda foi articulada após contato do Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antonio Marcondes de Carvalho, diplomata de carreira do Itamaraty e um dos principais responsáveis pela condução das relações diplomáticas entre os dois países. O embaixador vem acompanhando de perto temas estratégicos da agenda bilateral, com destaque para infraestrutura, integração regional e projetos de conectividade entre Brasil e Paraguai.

A visita também é resultado das articulações desenvolvidas pelo senador Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, pelo deputado federal Dagoberto Nogueira e pelo deputado estadual Paulo Corrêa, lideranças que têm atuado em defesa dos interesses de Mato Grosso do Sul e da integração fronteiriça. Os parlamentares acompanham os debates relacionados ao Aeroporto Binacional e aos investimentos estruturantes para a região, fortalecendo a interlocução entre os governos brasileiro e paraguaio.

O prefeito Eduardo Campos também participa das articulações institucionais e deverá integrar a agenda da comitiva, apresentando as potencialidades do município e os projetos estratégicos que vêm sendo desenvolvidos pela administração municipal.

O principal objetivo da visita será conhecer a estrutura do Aeroporto Internacional de Ponta Porã e aprofundar as discussões sobre o projeto do Aeroporto Binacional, considerado estratégico para a integração entre Brasil e Paraguai. A presença do Vice-Ministro da REDIEX e de um representante da DINAC demonstra o interesse do governo paraguaio em avançar nas tratativas que podem transformar a fronteira em um importante eixo logístico e econômico da América do Sul.

Eduardo Gustale integra a nova estrutura do Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai (MIC), que vem adotando uma gestão articulada e moderna, com foco na industrialização, no fortalecimento do comércio e na ampliação da integração internacional do país.

A comitiva também deverá visitar o Parque Tecnológico Internacional, onde serão apresentados projetos voltados à inovação, ao desenvolvimento regional e às oportunidades de negócios que surgem com a consolidação da Rota Bioceânica. A proposta é evidenciar a posição estratégica de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero como porta de entrada para novos investimentos e para a integração física e econômica do continente.

A visita acontece em um momento de fortalecimento do Parlamento Internacional Municipal (PARLIM), organismo que reúne representantes de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero e que vem ampliando o diálogo institucional sobre temas estratégicos para a fronteira. O presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, vereador Jelson Bernabé, tem manifestado apoio às iniciativas de integração regional e à construção de uma agenda permanente voltada ao desenvolvimento econômico, à infraestrutura e à cooperação entre os dois países.

Segundo o vereador Agnaldo Pereira Lima, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara Municipal de Ponta Porã, a visita representa mais um passo concreto na construção de uma agenda permanente de integração entre os dois países.

“Estamos vivendo um momento histórico. A presença do Vice-Ministro da REDIEX e de um Diretor Executivo da DINAC demonstra que Ponta Porã está no centro das discussões sobre logística, investimentos e integração regional. O Aeroporto Binacional é um sonho antigo que está ganhando forma, e nossa cidade tem todas as condições de se tornar uma grande plataforma de desenvolvimento para o Brasil e o Paraguai”, destacou.

Para o senador Nelsinho Trad, a integração da fronteira é uma política de Estado e exige união de esforços entre os governos e as instituições.

“Ponta Porã e Pedro Juan Caballero possuem uma vocação natural para a integração. Investir em infraestrutura, ampliar a conectividade e fortalecer os laços econômicos entre Brasil e Paraguai significa gerar desenvolvimento, oportunidades e qualidade de vida para toda a região. O Aeroporto Binacional é um projeto estratégico e merece todo o nosso empenho”, afirmou o senador.

A recepção da comitiva já está sendo organizada. Inclusive, foram iniciados os procedimentos junto à AENA Brasil para o pouso da aeronave oficial do Paraguai no Aeroporto Internacional de Ponta Porã. De acordo com as tratativas realizadas com Tiago Neiva, gerente da AENA Brasil, a autorização para a operação já foi concedida, restando apenas o alinhamento do horário de chegada e do tempo de permanência da delegação no município.

A expectativa é que a visita fortaleça as parcerias institucionais e acelere projetos estruturantes para a região, especialmente aqueles ligados ao Aeroporto Binacional, ao Parque Tecnológico Internacional e à Rota Bioceânica, consolidando Ponta Porã e Pedro Juan Caballero como um dos mais importantes polos de integração e desenvolvimento da América do Sul.