Mais de 800 judocas estão competindo nos dias 16 e 17 de setembro em Ponta Porã
Lile Corrêa*
A Federação de Judô de Mato Grosso do Sul com apoio da Associação Nico Judô de Ponta Porã/MS realizam a 5ª Etapa do Circuito Estadual de Judô 2016 e XIª Taça Ponta Porã Internacional de Judô no Ginásio Pepe Portela, em Ponta Porã (MS), Brasil, nos dias 16 e 17 Setembro 2016.
A abertura solene ocorreu às 18h30, de sexta-feira (16), no Centro de Convenções Miguel Gomes apresentação das delegações brasileiras, paraguaias e argentinas, a seguir iniciou as competições na categoria Judokinha (masculino e feminino).
Empresa Acenor investe na formação de cidadãos através do Judô
A empresa Acenor da exemplo aos empresários e sai na frente com apadrinhamento do projeto de judô em parceria com a Nico Judô, associação que trabalha com ensino aprendizagem de judô desde 1992.
Acenor empresa líder no ramo de ferro e aço no Paraguai, através de seu diretor presidente Leonardo Caramori, realizam desde o inicio de 2016 o projeto de judô: Formando Campeões para a Vida, onde o maior objetivo é o de oportunizar as crianças e jovens de baixo poder aquisitivo a pratica do judô em Ponta Porã e no Assentamento Itamarati. A empresa proporciona condições para viagens e também arca com as despesas de inscrição nos eventos dos carentes, além de colaborar com a aquisição de kimonos e demais despesas do projeto.
Segundo o professor Nicodemos Filgueiras Júnior, a parceria surgiu pela iniciativa do empresário e que foi como uma realização de um sonho, onde conseguimos expandir a possibilidade das viagens a mais jovens atletas, ampliando assim seus horizontes e expectativas em sua vida. O projeto conta com o apoio da Sejul, que é uma das sedes das aulas e onde os professores são lotados, das Escolas Nova Itamarati e José Edson dos Santos e também da Igreja Católica do bairro Andreazza.
O atleta Luis Salinas é uma prova que o projeto vem rendendo frutos preciosos, um garoto com problemas comportamentais na escola, com algumas reprovações, oriundo de uma família de baixo poder aquisitivo, dificilmente teria a possibilidade de conhecer outras cidades e até outros países, se não fosse através do projeto, ele agradece a oportunidade e hoje até já recebeu uma homenagem na sua escola por seu esforço em se tornar um exemplo positivo aos demais colegas.
“Portanto hoje concretamente temos a certeza que vale a pena investir na formação de novos cidadãos através do esporte, nesse caso específico o judô, o esporte olímpico que mais medalhas trouxeram em jogos olímpicos para o Brasil, então, você amigo empresário que desejar unir-se nesta causa será muito bem vindo”, menciona Nico Junior.